Entrega dos primeiros HH-60W Jolly Green II da USAF

Os primeiros dois helicópteros de busca e resgate (CSAR) HH-60W Jolly Green II da Força Aérea dos EUA (USAF) chegaram à Base Aérea de Moody, Geórgia, em 5 de novembro.

A tripulação do 41st Rescue Squadron de Moody AFB e do 413th Flight Test Squadron e o 88th Test and Evaluation Squadron, ambos em Duke Field, Flórida, voou com a aeronave da Academia de Treinamento Sikorsky da Lockheed Martin.

O HH-60W vem equipado com uma ampla gama de recursos que garantirão que suas tripulações continuem realizando suas operações críticas de busca e resgate de combate e recuperação de pessoal para todos os serviços militares dos EUA e aliados em ambientes diversos e contestados.

O Jolly Green II apresenta sistemas defensivos avançados e aprimorados, redução de vulnerabilidade, desempenho de voo pairado, capacidade elétrica, aviônica, resfriamento, armas, segurança cibernética, requisitos ambientais e centrados na rede.

A missão principal do helicóptero HH-60W será conduzir operações diurnas ou noturnas em ambientes hostis para recuperar pessoal isolado durante a guerra. A plataforma também terá a tarefa de realizar operações militares diferentes da guerra, incluindo busca e resgate civil, evacuação médica, resposta a desastres, assistência humanitária, cooperação de segurança/assessoria de aviação, apoio a voos espaciais da NASA e comando e controle de resgate.

A entrega do novo modelo é significativa para a missão de recuperação de pessoal, uma vez que inicia a transição do antecessor, o modelo HH-60G Pave Hawk, que já voou por mais de 26 anos. A USAF continuará a utilizar o modelo HH-60G até que a transição seja concluída.

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Helicóptero Sikorsky S-92A ™ Certificado para Expandir Tipos de Operações no Brasil

TRUMBULL, Connecticut, 12 de agosto de 2019 – A Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC) aprovou a configuração de Busca e Resgate (SAR) para o helicóptero Sikorsky S-92™. A certificação agora permite a operação de helicópteros S-92® no Brasil em todas as configurações de produção, incluindo transporte para exploração de petróleo offshore, busca e salvamento, bem como serviço regional de transporte aéreo de passageiros e transporte VIP. A Sikorsky é uma empresa da Lockheed Martin (NYSE: LMT).

A ANAC-Brasil certificou a aeronave S-92A para missões de SAR em 28 de março, após uma verificação prévia de 27.700 libras. O limite máximo de peso bruto (MGW) em dezembro de 2018, bem como a certificação do recurso de piloto automático do software Rig Approach ™ da Sikorsky em outubro de 2014, expandindo toda a gama de recursos do helicóptero S-92A fabricado pela Sikorsky para o Brasil.

“Há mais de 47 anos, os helicópteros Sikorsky têm sido os laboriosos do mercado brasileiro de transporte marítimo de petróleo, primeiro com o S-58T em 1972, o S-76® desde 1979, e nos últimos 10 anos com o maior e de longo alcance helicóptero pesado S-92. Essas novas certificações, juntamente com o anúncio do próximo S-92 A + / B ™, ajudam a garantir que o S-92 continuará a ser a aeronave preferida no Brasil e no mundo para exploração de petróleo offshore segura e confiável em águas profundas, ” disse Adam Schierholz, executivo regional da Sikorsky para a América Latina.

O S-92 foi certificado na Colômbia em novembro de 2016 e no México em novembro de 2017. Em 2018, a Sikorsky adicionou uma capacidade de reparo de pás do rotor de S-92 no Brasil e expandiu seu Depósito Especial no Brasil, realocando-o para perto das operadoras brasileiras, incluindo a Lider Aviação, a Omni Helicopters International e a CHC Helicopter. Oito operadores comerciais brasileiros atualmente voam com um total de 90 aeronaves Sikorsky em todo o país.

A Sikorsky já entregou cerca de 300 helicópteros S-92 desde 2004. Com o melhor registro de segurança da categoria e disponibilidade de despacho líder na indústria, a aeronave multi-missão S-92 é a preferida de sua categoria para transporte de trabalhadores petrolíferos. Esses helicópteros também realizam missões de busca e salvamento, missões de transporte de Chefes de Estado e uma variedade de missões utilitárias de transporte de passageiros de serviços públicos e de companhias aéreas. Para mais informações, visite Sikorsky Commercial Systems & Services.

Sobre a Lockheed Martin

Sediada em Bethesda, Maryland, a Lockheed Martin é uma empresa global de segurança e aeroespacial que emprega aproximadamente 105.000 pessoas em todo o mundo e dedica-se principalmente à pesquisa, projeto, desenvolvimento, fabricação, integração e manutenção de sistemas, produtos e serviços de tecnologia avançada.

Contato de mídia:

Eric Schnaible, +1 (682) 444-0050 eric.w.schnaible@lmco.com

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Black Hawk participa de treinamento de resgate no mar em Florianópolis

O Esquadrão Pantera (5º/8º GAV), sediado em Santa Maria (RS) e que opera os helicópteros H-60 Black Hawk, esteve na Base Aérea de Florianópolis (BAFL) para treinar resgate de vítimas no mar. O exercício, encerrado na sexta-feira (12), visa ao aprimoramento dos métodos de busca e resgate da Força Aérea Brasileira (FAB), utilizados em acidentes em mar e terra ou em caso de desastres naturais, como nas enchentes ocorridas em Santa Catarina no ano de 2008. O esquadrão fez simulações de resgate de pessoas na água por meio do método de içamento Kapoff, em que o resgate acontece com rapidez, eficiência e segurança.
Segundo os participantes do treinamento, a qualificação operacional das tripulações é responsável pelo sucesso de uma operação de resgate: a padronização de procedimentos e o entrosamento das equipes são decisivos. Durante a missão, os pilotos nem sempre veem a vítima. “O operador de equipamentos é o profissional que indica ao piloto a posição em que o helicóptero deve estar para a descida do guincho e dos homens SAR. É um trabalho em equipe”, explica o Sargento Jeferson Sagrillo Marchi, do Esquadrão Pantera.

Nos dias de exercício, aproximadamente 100 militares trabalharam 12 horas por dia, cumprindo, ao todo, cerca de 300 simulações. Quatro helicópteros H-60 Black Hawk voaram sobre as baías norte e sul da ilha de Santa Catarina, inclusive à noite, com utilização de Óculos de Visão Noturna (NVG).

Durante o treinamento, o Esquadrão Pantera recebeu a visita de alunos da Escola Estadual Dom Jaime de Barros Câmara e do Colégio Avalon Evolutive School. As crianças e os adolescentes, além de visitarem os helicópteros, aprenderam sobre o trabalho de resgate realizado pelo esquadrão da FAB. “É gratificante poder explicar um pouco do nosso trabalho. Eu também sou de Florianópolis, porém, quando criança, nunca tive contato com os helicópteros. Hoje estou podendo cultivar a curiosidade e os sonhos dessas crianças e, quem sabe, algumas delas podem ser o futuro da Força Aérea Brasileira”, disse o Tenente Aviador Josué Marcos Coelho Gonçalves, piloto de Black Hawk.

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S-92 sendo “trabalhado intensivamente” no Mar do Norte

Aberdeen é o heliporto mais movimentado do mundo para as operações do Sikorsky S-92, de acordo com um novo relatório.

Voos registrados pela Westwood Global Energy indicam que os S-92 estão sendo trabalhados “intensivamente” no Mar do Norte.

Mais de 5.000 voos de S-92 foram registrados entre 1 e 18 de dezembro de 2018.

Em 18 de dezembro, quase um quinto (19,3%) da frota ativa trabalhava em Aberdeen, disse Westwood.

Os autores do relatório disseram que é “evidente, particularmente no Brasil e no Mar do Norte, que algumas unidades estão sendo usadas intensivamente, com algumas gravações de mais de 100 voos durante o período de 18 dias”.

Os S-92 compõem cerca de metade da frota offshore do Reino Unido do Mar do Norte, de acordo com a Oil and Gas UK.

Westwood também disse que novos modelos “super-médio” chegando ao mercado, como os AW189s e H175s, poderiam tirar uma parte da carga de trabalho do S-92.

Mas o relatório acrescenta que “dado que essas unidades são novas no mercado”, é difícil prever o impacto na demanda do S-92.

A análise também concluiu que era “improvável” que o setor visse o retorno dos modelos Super Puma fora de serviço.

A confiança do Mar do Norte no S-92 é resultado da indisponibilidade (grounding) de helicópteros da Super Puma após um acidente fatal na Noruega em 2016.

Treze pessoas foram mortas em um incidente na ilha de Turoy, incluindo Iain Stuart, de Laurencekirk, em Aberdeenshire.

Apesar de as empresas britânicas e norueguesas de aviação civil terem suspendido o “groundeamento”, o Super Pumas não voltou ao serviço no Mar do Norte, e os sindicatos opuseram-se firmemente a eles serem novamente utilizados.

O S-92 virou manchete pelas razões erradas em 2016, quando um helicóptero girou na plataforma West Franklin no Mar do Norte.

O Air Accidents Investigation Branch descobriu mais tarde que, se a falha tivesse ocorrido mais cedo o helicóptero poderia ter caído no mar.

Investigadores descobriram depois que houve uma falha no rolamento do rotor de cauda que os engenheiros não haviam identificado.

A Sikorsky tomou várias medidas para melhorar a segurança desde então, incluindo atualizações para os Sistemas de Monitoramento de Saúde e Uso (HUMS) que permitem a transferência de dados em tempo real durante o voo para rastrear a integridade da aeronave durante uma missão.

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DEFIANT – Sikorsky e Boeing apresentam o Futuro do Helicóptero

As empresas Sikorsky, uma companhia Lockheed Martin e a Boeing apresentaram o protótipo do SB>1 DEFIANT™ . As empresas têm desenvolvido o programa do demonstrador de tecnologia do U.S. Army Joint Multi-Role. O SB>1 DEFIANT™ é projetado para voar o dobro da velocidade (+500 km/h) e o alcance dos helicópteros convencionais e oferece uma agilidade e manobrabilidade inigualáveis. Servirá de base para a próxima geração de helicópteros militaresdentro do programa do U.S. Army’s Future Vertical Lift.

O SB>1 DEFIANT™ está participando no Programa do US Army Joint Multi-Role-Medium Technology Demonstrator. Os dados do  SB>1 DEFIANT™ ajudarão o US Army a desenvover os requisitos para a nova geação de helicópteros que deverão entrar em serviço em 2030.

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Helicóptero da FAB resgata sobreviventes de queda de avião no Mato Grosso

Por volta das 19h40 desta terça-feira (4) um helicóptero H-60 Black Hawk da Força Aérea Brasileira (FAB) localizou e resgatou com vida os dois tripulantes da aeronave matrícula PT-ICN, que decolou na manhã de sexta-feira (30) de Pimenta Bueno (RO) com destino a Santo Antônio do Leverger (MT).

Cerca de 30 militares do Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV) estiveram envolvidos nos quatro dias de buscas. Militares do Esquadrão Pantera (5º/8º GAV) e do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR) também fizeram parte da tripulação  que realizou o resgate.

“Já era o quarto dia de buscas e decolamos por volta das 17h para fazer um padrão onde ainda não havíamos passado com o helicóptero. Cerca de uma hora depois da decolagem ouvimos o sinal do ELT [Emergency Locator Transmitter] e continuamos circulando na região. Logo depois, nossa tripulação avistou a aeronave e já dava pra ver o pessoal acenando pra gente, mostrando que estavam vivos”, conta o Tenente Aviador Fábio Rachildes Pinto.

“Pousamos em uma área próxima, os resgateiros desembarcaram e já fizeram a ação inicial, imobilizaram os dois nas macas e levaram para o helicóptero. Mais ou menos às 19h estávamos prontos para decolar. No pouso em Cuiabá a ambulância já estava esperando para levá-los ao hospital”, completou o militar.

Aeronave acidentada foi localizada pela FAB

A operação de busca e salvamento teve início no sábado (1) e foi coordenada pelo Salvaero Manaus, contando também com a participação da aeronave SC-105 Amazonas, que realizou mais de 40 horas de voo durante as buscas.

Os pilotos do PT-ICN estavam desaparecidos desde o dia da decolagem e foram resgatados em uma região de mata, em Cáceres, a 220 km de Cuiabá (MT).

Eles foram levados ao Aeroporto de Cuiabá, onde foram entregues aos cuidados do SAMU e levados até o Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (PSMVG). Depois, foram transferidos para o Hospital Santa Rosa, unidade de saúde particular em Cuiabá.

Militares da FAB resgataram os tripulantes

Fotos: Esquadrão Pelicano

Fonte: Agencia Força Aérea

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S-92 liderará o mercado de helicópteros do Mar do Norte “por décadas”

A fabricante de helicópteros Sikorsky afirmou que seu S-92 continuará sendo o helicóptero líder no Mar do Norte “nas próximas décadas”.

A alegação – da vice-presidente de desenvolvimento de negócios e estratégia Nathalie Previte – pode ser justa. A aeronave é amplamente preferida por passageiros e pilotos e tem um forte histórico de confiabilidade.

Seu domínio no Mar do Norte reflete-se no fato de a região ter respondido por quase metade de todas as horas de voo do S-92 neste ano, apesar do helicóptero operar em 25 países ao redor do mundo.

A aeronave também tem uma classificação de disponibilidade de 95% e ganhou uma série de prêmios comprovando seus méritos de segurança.

No entanto, foi levantada alguma preocupação de que, apesar do recorde imaculado do S-92, ele poderia ser dominante demais no Mar do Norte, com um sindicato no mês passado afirmando que qualquer indisponibilidade inviabilizaria o setor.

As alegações vieram da Industri Energi (IE), um sindicato norueguês, no entanto, Previte foi rápida em contestá-los.

Ela disse: “É interessante que alguém diga que não há concorrência quando há obviamente um excesso de oferta no mercado de petróleo e gás.

“Não existe um risco alto de indisponibilidade, é uma probabilidade muito, muito baixa, se é que existe.

“Estamos muito confiantes e orgulhosos da confiabilidade do S-92. Houve um tempo em que a indústria de petróleo e gás estava preocupada quando outra aeronave foi retirada do offshore. Nós tivemos muitas pessoas do Mar do Norte e os sindicatos vêm nos visitar para falar sobre segurança offshore e garantir a segurança da aeronave.

“Temos visto uma tendência de aumento de horas de voo. Nossa métrica de disponibilidade está próxima de 95%, o que diz muito sobre o desempenho e a confiabilidade da aeronave.

“Há muitas indústrias que selecionaram apenas um produto e não falam sobre “e se”, elas falam sobre o que foi testado e comprovado. O S-92 está nessa categoria dos comprovados.

“Temos uma base de clientes fiéis e isso porque as missões são realizadas o tempo todo. Nossa disponibilidade é incomparável. ”

O sindicato do IE disse, do lado norueguês, que “todos os ovos estavam no mesmo cesto” com o S-92.

Isso não é necessariamente o caso no Reino Unido, com alguns operadores usando outros helicópteros como o H175 e AW189, no entanto, o S-92 é a força dominante na região.

Parte da confiança do Mar do Norte no S-92 veio da indisponibilidade dos helicópteros Super Puma após um acidente fatal na Noruega em 2016.

Treze pessoas foram mortas no incidente na ilha de Turoy, incluindo Iain Stuart, de Laurencekirk, em Aberdeenshire.

Apesar da indisponibilidade mundial de Super Pumas ter sido suspensa, a aeronave não retornou ao serviço no Mar do Norte, com os sindicatos se opondo firmemente a serem usados ​​novamente.

Em vista disso, talvez não seja surpreendente que o S-92 tenha se tornado o helicóptero escolhido. No entanto, apesar de seu histórico sólido, a aeronave não ficou sem seus próprios problemas.

O S-92 chegou às manchetes pelas razões erradas em 2016, quando um helicóptero girou na plataforma West Franklin no Mar do Norte.

No incidente, o S-92 girou mais de 180 graus no deck da plataforma, mas ninguém ficou ferido.

O Air Accidents Investigation Branch descobriu mais tarde que se a falha tivesse acontecido antes, o helicóptero poderia ter caído no mar.

Investigadores descobriram depois que houve uma falha no rolamento do rotor de cauda que os engenheiros não haviam identificado.

A Sikorsky tomou uma série de medidas para melhorar a segurança desde então, incluindo a introdução dos Sistemas de Monitoramento de Saúde e Uso (HUMS) em tempo real para rastrear a saúde da aeronave.

O sistema HUMS está conectado a S-92s em todo o mundo, incluindo o Mar do Norte, que a Sikorsky disse que permite prever eventos, analisando dados de toda a frota em tempo real.

Os dados são avaliados pelos engenheiros da Sikorsky em um centro de atendimento ao cliente 24 horas.

Previte acrescentou: “Hoje, com a adição de um sensor HUMS e através dos vários esforços que lançamos aos nossos operadores, estamos confiantes de que a situação do rolamento do eixo do S-92 está atenuada.

“Nos últimos três anos, investimos dezenas de milhões de dólares em análise de dados. Nosso sistema analisa os dados de toda a nossa frota e a segurança melhorou muito.

“Quando isso aconteceu, nos comunicamos com todos os nossos clientes para garantir que eles estivessem monitorando os componentes da maneira certa. Estamos muito, muito confiantes no S-92 ”.

A frota S-92 da Sikorsky já realizou milhares de horas de voo este ano, com quase 16.000 em março.

Desse total, o setor de energia respondeu por quase 14 mil horas e a Sikorsky está projetando que este ano superará as 170 mil horas totais voadas em 2017.

Previte acredita que o S-92 vai manter o seu domínio no Mar do Norte, mas não vai ficar de braços cruzados.

Ela acrescenta que o S-92 original não é o mesmo modelo de hoje, e outros desenvolvimentos estão a caminho enquanto a tecnologia avança.

Ela disse: “O S-92 é o padrão líder da indústria e permanecerá por muitas décadas. Eu diria também que o S-92 hoje não é o mesmo que foi lançado em 2004. Estamos sempre olhando para o aprimoramento do produto.

“Temos tecnologia em desenvolvimento em teatros de inovação que podem ser inseridos no S-92 e garantirão valor aos nossos clientes e às pessoas que viajam no helicóptero. ”

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Black Hawk participa de plano básico de Zona de Proteção de Aeródromo em aldeias indígenas

Militares do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), localizado no Rio de Janeiro (RJ), visitaram, no período de 27 de junho a 6 de julho, as aldeias indígenas de Bona e Pedra da Onça, no estado do Pará, localizadas a 700 km de Belém. O objetivo foi a elaboração do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA), que é um levantamento de superfícies de proteção pré-estabelecidas para proteger o entorno de um aeródromo. O PBZPA impõe limites à presença de edificações e objetos que venham a representar perigo ou risco às operações aéreas. Neste levantamento são levados em consideração a área de aproximação, a área de decolagem e a rampa de transição. “Nosso trabalho é fazer o levantamento dos elementos que serão usados para analisar a zona de proteção, a determinação da coordenada do local através de rastreamento de satélite, determinação dos pontos mais altos no entorno da pista, árvores, edificações e morros”, explicou o Sargento Renato Ignácio Figueiredo, responsável pela medição de aproximadamente 300 pontos em cada aldeia.
O levantamento é feito com uma estação total, equipamento que mede distâncias e ângulos e faz o processamento dos dados para visualização da altitude e coordenadas dos pontos – árvores, edificações e morros. Em seguida, é feito um cálculo mais elaborado com o cruzamento de informações com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (ponto de posicionamento preciso) para captar com exatidão as coordenadas apresentadas. As aldeias estão localizadas em região sem estrada, no meio da selva, cujo acesso só é possível por meio de aviões de pequeno porte ou helicópteros. Esses lugares recebem apoio logístico das Forças Armadas e, em especial, da Força Aérea Brasileira (FAB). Muitas missões são realizadas para atendimento tanto da população indígena quanto ribeirinha, principalmente, para assistência médica.
“Poder apoiar estas pessoas, que não têm estrutura, nos deixa muito satisfeitos com nossa função e orgulhosos de pertencer a Força Aérea”, destacou o Sargento Figueiredo. A missão contou com o suporte do Esquadrão Harpia (7º/8º GAV) e do Pelotão de Fronteira do Exército Brasileiro de Tiriós.  A segunda fase, prevista para agosto, será em outras três aldeias indígenas no estado de Roraima: Paraná, Salvador e Área Única. De acordo com o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, após as análises técnicas, as cinco aldeias vão ter a possibilidade de possuir o PBZPA. “Toda ação está alinhada com a legislação em vigor e prevê integralmente o cumprimento da Portaria 957 publicada em 2015 pelo Comando da Aeronáutica que dispõe sobre as restrições aos objetos projetados no espaço aéreo que possam afetar adversamente a segurança ou a regularidade das operações aéreas”, ressaltou.
Fotos: Suboficial Ronaldo / ICA
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FROTA S-76D™ DO SERVIÇO DE AVIAÇÃO TAILANDESA ALCANÇA 10.000 HORAS DE VOO

A Sikorsky, uma empresa da Lockheed Martin, anunciou hoje que a Thai Aviation Services acumulou 10.000 horas de voo em sua frota S-76D™ em um tempo recorde de menos de dois anos.

Este marco foi alcançado apenas alguns meses depois que a TAS começou a operar como o primeiro Centro de Suporte ao Cliente da Sikorsky na Tailândia.

“Valorizamos genuinamente a confiança que a Thai Aviation Services demonstrou nos produtos Sikorsky nas últimas três décadas”, disse Audrey Brady, vice-presidente de Sistemas e Serviços Comerciais da Sikorsky. “A Sikorsky está extremamente orgulhosa em fornecer à TAS aeronaves seguras e confiáveis ​​para suportar um ritmo operacional tão alto com disponibilidade de primeira linha. ”

A TAS opera um total de oito helicópteros Sikorsky, incluindo cinco helicópteros de médio porte S-76D, dois helicópteros pesados ​​S-92® e um helicóptero S-76C ++ ™. A TAS conduz suas operações offshore para empresas de produção de petróleo e gás há 30 anos, utilizando exclusivamente helicópteros Sikorsky.

Desde 1977, a Sikorsky fornece mais de 875 helicópteros S-76® para clientes em todo o mundo. A missão de transporte marítimo de petróleo representa 65% das mais de 7,25 milhões de horas voadas por toda a frota da Sikorsky S-76. A linha S-76 de helicópteros também é conhecida por sua alta confiabilidade, com transporte VIP e serviços de utilidade pública, operações de busca e salvamento e transporte de ambulância aérea por helicóptero.

A TAS também está prevendo que o vôo de seu 100.000º passageiro de S-76D ocorrerá no final deste outono.

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1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1) alcança a marca de 5.000h voadas nas aeronaves SH-16 Sea Hawk

O 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1) ou também conhecido comoEsquadrão Guerreiro, alcançou a marca de 5.000 horas voadas em suas aeronavesSikosrky SH-16 Sea Hawk. O feito, deu-se durante um voo por instrumento deadestramento a pilotos e operadores de sensores do Esquadrão, no último dia 20 de abril,entre o aeródromo de São Pedro da Aldeia-RJ (Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia) e o aeroporto de Campos dos Goytacazes-RJ. Em agosto de 2012, o Esquadrão HS-1, recebeu as primeiras aeronaves SH-16 Sea Hawk, e a partir de setembro do mesmo ano,começou os voos de qualificação dos tripulantes brasileiros.

O Esquadrão HS-1 vem em uma crescente operacional, com foco na segurança de suas tripulações. Nestas 5.000 horas de voo, destacam-se alguns fatos memoráveis:
Lançamento do míssil Penguin no casco da ex-corveta “Frontin”; lançamento de dois torpedos de exercício; a reaquisição da capacidade de realização de voos ASW noturno tático;
A reaquisição da capacidade de operação a bordo noturna; a realização de diversos voos em proveito da Avaliação Operacional dos SH-16 para melhor utilização de seus sensores Mage, Flir, Radar e Sonar;
Voos para homologação da metralhadora MAG.

Ao longo desse tempo houve, ainda, o resgate noturno de três náufragos do Navio “Beira Mar XXV”, em agosto de 2016, que culminou com o recebimento inédito pela Marinha do prêmio internacional Captain William J. Kossler. A marca de 5.000 horas de voo cumpre o avanço das qualificações operacionais e de manutenção dos militares do HS-1, o que resulta no pronto emprego eficiente do esquadrão como um braço armado da Esquadra.

*Com Informações do Centro de Comunicação Social da Marinha

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