Entrega dos primeiros HH-60W Jolly Green II da USAF
Os primeiros dois helicópteros de busca e resgate (CSAR) HH-60W Jolly Green II da Força Aérea dos EUA (USAF) chegaram à Base Aérea de Moody, Geórgia, em 5 de novembro.
A tripulação do 41st Rescue Squadron de Moody AFB e do 413th Flight Test Squadron e o 88th Test and Evaluation Squadron, ambos em Duke Field, Flórida, voou com a aeronave da Academia de Treinamento Sikorsky da Lockheed Martin.
O HH-60W vem equipado com uma ampla gama de recursos que garantirão que suas tripulações continuem realizando suas operações críticas de busca e resgate de combate e recuperação de pessoal para todos os serviços militares dos EUA e aliados em ambientes diversos e contestados.
O Jolly Green II apresenta sistemas defensivos avançados e aprimorados, redução de vulnerabilidade, desempenho de voo pairado, capacidade elétrica, aviônica, resfriamento, armas, segurança cibernética, requisitos ambientais e centrados na rede.
A missão principal do helicóptero HH-60W será conduzir operações diurnas ou noturnas em ambientes hostis para recuperar pessoal isolado durante a guerra. A plataforma também terá a tarefa de realizar operações militares diferentes da guerra, incluindo busca e resgate civil, evacuação médica, resposta a desastres, assistência humanitária, cooperação de segurança/assessoria de aviação, apoio a voos espaciais da NASA e comando e controle de resgate.
A entrega do novo modelo é significativa para a missão de recuperação de pessoal, uma vez que inicia a transição do antecessor, o modelo HH-60G Pave Hawk, que já voou por mais de 26 anos. A USAF continuará a utilizar o modelo HH-60G até que a transição seja concluída.